Sobre a Raça

O Ragdoll é um gato imponente, que atrai tanto pelo seu porte como pela sua pelagem semi- longa, cheia e sedosa(quase como a dos coelhos) e temperamento meigo e descontraído. O nome de Ragdoll = "Boneca de trapos" deve-se ao facto de quando pegados ao colo, relaxarem, ficando completamente descontraídos. São considerados fiéis como um cão uma vez que nos seguem por toda a casa e se mantêm sempre por perto apreciando a companhia dos donos. São animais extremamente pacientes e calmos, o que os torna também indicados para famílias com crianças pequenas.


O Ragdoll, por ser um gato extremamente dócil, não deve ter acesso ao exterior sem ser num espaço concebido para o manter protegido, uma vez que não tem noção dos perigos que o rodeiam. A sua alimentação deve consistir em ter ração seca de qualidade premium ou super premium à disposição e, uma a duas refeições de alimento húmido por dia (que pode variar entre as tradicionais saquetas vulgarmente disponíveis no supermercado, a frango cozido e desfiado, ou até carne crua desde que previamente congelada por 3 dias e dada só em quantidade suficiente para ser totalmente consumida quando colocada à sua disposição - lembre-se de que os gatos são animais carnívoros e não toleram bem o consumo de cereais, podendo isso causar desarranjos digestivos) e água que deve ser trocada tantas vezes quanto possível, estimulando assim o consumo de líquidos e evitando problemas de bexiga e rins.


O seu pêlo é de fácil manutenção sendo suficiente uma a duas escovagens semanais. De forma a prevenir que o seu futuro gatinho tenha medo do banho, aconselhamos a que comece a dar-lhe banho 2 a 3 semanas após levar a segunda vacina, com um champô adequado, não se esquecendo antes de lhe cortar as unhas e secando-o bem e penteando, após o banho.


Esta raça foi criada nos Estados Unidos, Califórnia em meados de 1950, possui lindos olhos azuis e de um alto nível de inteligência, podendo pesar mais de 8 quilos e contando com uma expectativa de vida média de 12 a 15 anos.

 

Principais Características Segundo o estalão da FIFE:


Cor: Seal, chocolate, red, cream, blue, lilás e torties (com ou sem tigrado = lynx ou tabby)
Variedade: Colorpoint, bicolor e mitted
Expectativa de vida: aproximadamente 15 anos
Olhos: ovais e azuis
Tipo de pêlo: semi-longo de fácil manutenção
Qualidades principais: Calmo, sensível e inteligente
Tamanho/Peso médio: Fêmeas de 3 a 6 Kg e machos de 5 a 8 kg (aproximadamente)